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Como diferenciar seu produto no ambiente online?

Posted by vpublic | junho 17th, 2015 | No responses

O poder de escolha do consumidor nunca foi tão grande. Vivemos em uma era onde a demanda tornou-se muito maior que a procura. Antes restritas por localizações geográficas, agora qualquer pessoa tem acesso a produtos provenientes de qualquer lugar do mundo.

É fato que os comerciantes estão tendo que se reinventar diariamente. A loja da esquina do bairro disputa suas vendas com sites de compras internacionais, que oferecem uma variedade de produtos e serviços disponíveis ao alcance de poucos cliques.

O consumidor de hoje, mesmo que vá fazer sua compra em uma loja física, primeiro pesquisa sobre o produto no ambiente online. Com a facilidade cada vez maior de se abrir uma loja virtual, cresce também a disputa por esse consumidor. Ou seja, trabalhar com sua marca e seus produtos nesse campo é mandatório.

Nesse cenário, como sua empresa se destaca nessa multidão de lojas que surgem diariamente? Existe uma palavra para isso: conteúdo.

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CONTEÚDO
Quando falamos de conteúdo, lê-se: imagens (fotos, vídeos, infográficos…), descrições e avaliações de produtos e serviços oferecidos.

Empresas deveriam ter como prioridade transmitir para seu consumidor um conteúdo relevante. É assim que ele consegue obter todas as informações necessárias para avaliar e comparar produtos e ofertas antes da aquisição.

Se ele não encontra um conteúdo que o convença e o informe, ele desiste, vai procurar em outro site e pode acabar comprando em outro lugar.

DIFERENCIAÇÃO
Além do conteúdo descritivo, as empresas precisam investir em boas imagens. Um boa imagem vende. Fotos são a forma de contato que seu consumidor terá com seu produto – então ele precisa ver seus atributos de forma clara e detalhada.

A utilização de fotos no e-commerce vai muito além da estética – trata-se de um dos fatores mais importante para o aumento da taxa de conversão de toda loja virtual.

Investir em informação relevante e em boas imagens faz com que sua loja online destaque-se rapidamente dos seus concorrentes e melhore a fidelidade e a confiança de seus consumidores.

Ter imagens exclusivas faz com que sua loja seja percebida como mais preparada e mais relevante do que as outras, que se utilizam sempre da mesma fonte – geralmente as fotos que os fabricantes enviam para toda a sua base de revendedores.

ASSERTIVIDADE
Tendo como premissa que essa operação não é uma venda assistida, ou seja, não tem a influência de um vendedor, o ato da compra online está atrelado àquilo que o consumidor percebe de valor pelo que ele vê na tela: descrições e boas imagens de apresentação do produto.

Por meio das imagens e de um descritivo bem elaborado, além de demonstrar autoridade em seu segmento e contexto, sua empresa diminui drasticamente o grande número de carrinhos abandonados, e, principalmente, a devolução do produto, um dos pesadelos – em forma de custos – de uma operação online.

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Os custos com logística reversa e reenvio na troca de um produto – que não foi bem escolhido por falta de informação visual ou escrita – são muito superiores ao investimento necessário para produzir uma boa imagem.

Fotos exclusivas e de qualidade aumentam as chances do cliente perceber e adquirir o que deseja. Mais do que isso: aumentam as chances dele não adquirir o que não deseja.

Os custos com logística reversa e reenvio na troca de um produto – que não foi bem escolhido por falta de informação visual ou escrita – são muito superiores ao investimento necessário para produzir uma boa imagem.

Na hora de comprar, ninguém quer errar. Por isso, acerte no conteúdo.
Boas vendas.

* Artigo desenvolvido em parceria com o pessoal da MRCom

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