Comunicação Interna

Jornal interno ainda tá na moda?

Posted by vpublic | julho 1st, 2016 | No responses

Não é novidade para ninguém que atualmente temos uma abundância de ferramentas para falarmos com os nossos colaboradores (intranet, whatsapp, email, tv e mais um monte por aí).

E então você me pergunta, por que então o jornal interno, ainda é considerado um importante aliado para as empresas? Simples, porque embora estejamos vivendo na era de muitos, poucos são os eficazes. Sinto que às vezes tudo é para todos e falta um pouco de singularidade, sabe? o texto não é focado para aquele usuário que está em busca de se identificar, se familiarizar e mais do que isso, se enxergar parte daquilo. Veja bem, não estou falando que os outros canais deverão ser extintos. Longe de mim! Todos têm sua importância, dependendo do discurso a ser passado. Apenas,  posso te garantir por meio da nossa experiência, que o jornal até agora (amanhã eu já não sei) ainda é um excelente parceiro para se comunicar com o colaborador.

Como bem você sabe, planejamento faz parte de todo projeto de sucesso. E claro, que neste caso não seria diferente. Pensando nisso, listamos algumas etapas abaixo que vão te auxiliar, caso você queira abraçar este projeto:

Público Alvo
Conheça o perfil do público interno da sua empresa. Isso é muito importante para você saber o tom da comunicação a ser utilizado,  que tipo de informação será pertinente e de que forma ela será transmitida. Faça uma pesquisa básica. Vá direto ao ponto, pergunte para eles o que gostariam de ler, saber e/ou conhecer.

Periodicidade
Isso é muito relativo. De nada adiante você ter um jornal mensal, se não há quantidade suficiente de informação a ser passada. Assim como, não faz o menor sentido, você ter um jornal bimestral e tentar colocar um milhão de matérias. Entenda o processo da sua empresa e tome a melhor decisão.

Digital ou Impresso?
Isso fica a seu critério. Há empresas que precisam imprimir uma quantidade mínima para chegar a todos os colaboradores que não possuem acesso ao email, por exemplo. E outras que são 100% digitais. Tudo vai depender do tipo de negócio que sua empresa aplica e de que forma este jornal chegará até ele. A única coisa que você precisa seguir é: Faça com que TODOS os colaboradores recebam o jornal. Não exclua ninguém.

Naming, Identidade Visual e Projeto Gráfico
É muito comum que os jornais tenham nome. Crie um que tenha a ver com a sua empresa. Desenvolva um projeto gráfico que cresça os olhos do seu colaborador. Aquele do qual, ele tenha vontade de pegar para ler, sabe? O formato A4 é o mais utilizado e a quantidade de páginas dependerá da periodicidade do seu jornal.

Seções
Estabeleça algumas seções fixas do jornal. Isso criará aos poucos uma lembrança na mente do leitor. Lembre-se que o jornal é da empresa para o colaborador. Claro que você deve reservar algumas seções para falar das novidades  e conquistas da empresa, mas não deixe de reservar um espaço para o seu colaborador. Seções como hobbys, entrevistas, aniversários, curiosidades sobre departamentos fazem bastante sucesso. Ah, e se possível tire fotos deles. Pictures tá bombando. E vamos combinar, no fundo todo mundo gosta de ver sua fotinho publicada em algum lugar 😉

Texto
É super importante que o tom da comunicação tenha uma linguagem adequada ao seu público. De nada adianta, seu texto ser todo coloquial, se seu público é mais jovem, por exemplo. Crie textos com organização, clareza e coerência e que demonstrem bom domínio do português. Nosso conselho é que você tenha pelo menos 01 jornalista focado para esta demanda ou contrate uma agência que te atenda em todos estes quesitos, por exemplo esta que vos escreve 😉

 

 

 

Deixe um comentário